A 2 de Novembro, realizou-se a primeira campanha de campo para medir a respiração do solo em diferentes áreas restauradas da mina de Santa Engracia em Peñalén.
As medições foram efectuadas nas áreas restauradas onde o método de sementeira e mulching foi aplicado (nos anos 2020 e 2021), bem como na área onde será aplicado este Outono e também em terreno natural.
O parâmetro medido é na realidade a concentração de CO2 produzida durante 30 minutos por uma superfície de solo delimitada por um anel estanque. O CO2 produzido é um reflexo da actividade biológica do solo (a vegetação de superfície é removida para não interferir com as medições), quanto maior for a produção de CO2, maior será a actividade biológica.
Estas medições, juntamente com a análise das amostras de solo recolhidas, permitem estudar a evolução dos solos e verificar se estão a ser alcançadas condições de solo semelhantes às naturais, facilitando assim o crescimento da vegetação e minimizando a erosão por escoamento superficial.
Os resultados preliminares são muito positivos, tendo medido valores mais elevados numa das áreas restauradas do que no terreno natural.
Este trabalho está a ser conduzido pelo perito em solos, Avelino García, que desenvolveu o procedimento e transferiu para o projecto LIFE RIBERMINE. Também participaram nesta campanha de campo Cristina Martín Moreno (UCM), Jorge Montero e Alba García, ambos estudantes do Mestrado Interuniversitário em Restauração de Ecossistemas que estão a realizar a sua respectiva Tese de Mestrado no âmbito do projecto LIFE RIBERMINE.

Avelino García e Alba García fazendo medições da respiração do solo.

Detalhe do anel instalado no solo, onde se concentra o CO2 produzido pela atividade biológica do solo, e do termómetro para medir a temperatura do solo.