CAOBAR, S.A.
A empresa CAOBAR S.A. (http://www.caobar.com/) dedica-se à exploração e processamento de argilas e areias cauliníferas (caulino), feldspato e quartzo. Esta empresa de mineração, possui minas em operação desde 1967 nas proximidades do local do projeto (Zona de Proteção ATNP), operando com sucesso, em materiais semelhantes aos existentes nas áreas mineiras degradadas a intervir.
A CAOBAR S.A. já desenvolveu duas restaurações piloto pioneiras nas suas minas, seguindo a metodologia GeoFluv (nas minas de El Machorro e Maria José, e outra nas proximidades, na mina de Nuria) em colaboração com outros AB deste projeto (UCM), com os quais tem trabalhando desde 2007.
Em 2015, no âmbito do II Fórum de Desenvolvimento Sustentável Metalúrgico (II Foro de Desarrollo Minero-Metalúrgico Sostenible), a CAOBAR S.A., juntamente com o grupo de Restauração Geomorfológica de Mineração (Grupo de Restauración Geomorfológica) – GMR da UCM, foi galardoada com o II Prémio de Mineração e Metalurgia Sustentáveis (II Premio de Minería y Metalurgia Sostenibles) no projeto “Mineração Sustentável no Parque Natural do Alto Tajo: controle automático da qualidade da água das minas e restauração de bens e serviços do ecossistema por restauração geomorfológica” (Minería sostenible en el entorno del Parque Natural del Alto Tajo: control automático de la calidad de las aguas de las minas y restauración de bienes y servicios ecosistémicos mediante restauración geomorfológica). Juntos, também conseguiram o reconhecimento das técnicas GMR, pela União Europeia, como “Melhor Técnica disponível para a Gestão de Resíduos das Indústrias Extrativas” (BAT), de acordo com a Diretiva 2006/21/CE.