Estudantes da disciplina “Processos Geomorfológicos e Restauração do Ambiente Físico”, do “Mestrado Universitário em Restauração de Ecossistemas – MURE” (http://www3.uah.es/master_rest_eco/), visitaram, mais uma vez, os cenários restaurados no âmbito do projecto LIFE RIBERMINE em Peñalén. A visita ocorreu a 21 de janeiro de 2022.
Um total de 35 estudantes, visitaram alguns dos projectos-piloto GeoFluv TM no Alto Tejo e puderam observar in situ, os cenários já restaurados na mina de Santa Engracia em Peñalén. O Mestrado em Restauração de Ecossistemas é ministrado por quatro universidades públicas da Comunidade de Madrid (Universidad de Alcalá – UAH, Universidad Complutense de Madrid – UCM, Universidad Politécnica de Madrid – UPM e Universidad Rey Juan Carlos – URJ) e é habitual que nele participem estudantes de diferentes nacionalidades. Esta visita foi integrada por estudantes de Espanha, Porto Rico, Argentina, Peru, México, Colômbia, Bolívia e Equador, fomentando assim a divulgação do projeto LIFE RIBERMINE a nível internacional.
Os participantes mostraram grande interesse no projeto e colocaram várias questões. Um dos aspetos que mais chamou a sua atenção, foi a relação entre a recuperação de áreas degradadas pela exploração mineira e a melhoria dos ecossistemas aquáticos a jusante, já no Parque Natural do Alto Tejo, o principal objetivo do projeto, em Espanha.

Foto dos alunos do “Master in Ecosystem Restoration” e professores que assistiram à visita do projecto LIFE RIBERMINE em Peñalén.