Após o primeiro ano de sementeira de herbáceas, durante o Outono de 2021 o LIFE RIBERMINE prosseguiu com a plantação de espécies lenhosas, prevista para a segunda fase da revegetação das escombreiras exteriores da mina de Santa Engracia (Peñalén).
A plantação de espécies lenhosas fez-se em quatro módulos de plantação, com composições de plantas apropriadas a áreas com diferentes disponibilidades hídricas: áreas de colinas altas, áreas de colinas médias/baixas, cursos de água e leitos de rios (num gradiente de humidade mais baixa a mais alta). Um total de 2036 indivíduos de 9 espécies diferentes (Quercus faginea, Buxus sempervirens, Juniperus thurifera, Pinus nigra, Quercus ilex, Acer monspessulanum, Fraxinus angustifolia, Rosa canina e Salix spp.), foram plantados em 77 módulos de plantação.

Esboço da distribuição espacial das espécies nos módulos de plantação central e inferior nas encostas.

A posição de cada módulo e de cada espécie a plantar, foi marcada no campo com estacas e etiquetas rotuladas. A preparação do solo para a plantação, consistiu na abertura de covas (30 x 50 cm) com uma enxada motorizada, que foram posteriormente cheias com o solo extraído misturado com 250 g de estrume. As espécies em maior risco de serem consumidas por herbívoros, foram protegidas com tubos e redes de protecção.

Detalhe do esvaziamento antes da plantação. Dezembro de 2021. Foto: Equipa de revegetação UAH-UZ.

Todas estas tarefas foram realizadas sob a coordenação e supervisão da GEACAM por trabalhadores da empresa subcontratada Albar Forestal S.L. A GEACAM (o parceiro responsável pelo fornecimento do material necessário para desenvolver este tipo de ações). As directrizes de atuação foram definidas pela equipa científica das universidades de Alcalá e Saragoça (integrada no parceiro UCM), que por sua vez também realizou tarefas de supervisão e controlo da plantação e fornecimento de parte do material vegetativo.

Detalhe do esvaziamento antes da plantação. Dezembro de 2021. Foto: Equipa de revegetação UAH-UZ.

Espécime de Pinus nigra plantado com rede de protecção. Dezembro de 2021. Foto: Equipa de revegetação UAH-UZ.

Vista geral de uma das lixeiras exteriores da mina de Santa Engracia após a conclusão dos trabalhos de plantação. Dezembro de 2021. Foto: Equipa de revegetação UAH-UZ.