A Direção Regional de Cultura do Alentejo – DRA Alentejo (Portugal), no âmbito do “Projeto Alentejo-Patrimónios – Visitas Guiadas ao Património no Alentejo”, em conjunto com o Centro Ciência Viva do Lousal (CCV Lousal), único parceiro português do Projeto Life Ribermine, promoveu um dia aberto, onde foram dados a conhecer diversos aspetos da antiga Mina do Lousal, incluindo o Projeto Piloto do Lousal (PP Lousal), no dia 25 de fevereiro de 2022.
Do programa deste dia, dedicado ao conhecimento e valorização do património do território alentejano, constaram as tradicionais visitas à antiga Corta Mineira e Galeria Waldemar, ao Museu Mineiro do Lousal e às exposições interativas do CCV Lousal, que constituem ofertas regulares deste Centro. O almoço, realizou-se no Centro Comunitário do Lousal, onde os mais de 30 participantes, incluindo membros ligados a vários órgãos oficiais e administrações regionais, assim como elementos do público em geral, puderam degustar a gastronomia da região num ambiente descontraído e de proximidade à população e tradições locais.
Um merecido destaque foi dado ao Projeto Life Ribermine, através de uma palestra sobre o Projeto Piloto do Lousal, que incluiu a visualização, em estreia absoluta, de uma curta-metragem sobre as obras realizadas no final de 2021, e, uma visita de campo à área intervencionada. As reações dos participantes, não poderiam ter sido melhores.

Apresentação do Projeto Life Ribermine, no auditório do CCV Lousal.

Nas palavras de Miguel Rego, Arqueólogo da DRC Alentejo, e, um dos organizadores deste evento: “O Projeto Life Ribermine, foi para nós uma extraordinária surpresa e uma experiência compensadora. Num contexto onde as geografias históricas e espaciais da antiga Mina do Lousal coexistem com uma ambiência de contaminação, águas ácidas, rejeitados químicos e metais pesados, constatámos que há um Projeto que permite olhar para lá desses fotogramas e recriar uma nova realidade. O Projeto Life Ribermine permite comprovar que é possível transformar, recuperar e revitalizar, recuperando o futuro. Transformar um chão que se pensava perdido para a eternidade pelas ações poluentes que o homem ali realizou; recuperar os solos de um contexto de contaminação irreversível para um espaço onde em breve voltarão a florir plantas milenárias; revitalizar um território deprimido num caldeirão de esperança. Este é um Projeto que deverá ser multiplicado, ampliado e promovido. Porque traz à geografia da aridez a esperança de que é possível um futuro social e ambientalmente vivido mesmo onde os efeitos da ação do homem parecem ter levado tudo a perder.”

Palestra sobre o Projeto Piloto do Lousal.

Também Lisete Ferreira, uma das participantes do público, afirma: “Já conhecia a mina do Lousal, o museu de há uns anos atrás e pensei que seria um dia sem acrescentar muito, mas perante o convite de uma amiga decidi ir neste dia ao evento proposto e…em boa hora! Além do museu estar mais completo, não conhecia o espaço de interação para jovens, com uma dinâmica muito gira. No entanto o que mais me preencheu e me deu mais alento foi o Projeto Life Ribermine, devido a todo o trabalho desenvolvido, às diferenças de paisagem, e, perceber que pode ser um exemplo a seguir por outras minas. Perceber que podemos sempre minimizar os estragos que fazemos e ajustar os nossos interesses com os recursos limitados do Planeta. Alento, por ver que existem projetos com estas prioridades! Bem hajam ao vosso trabalho e empenho.”

O grupo de participantes dirige-se à área do Projeto Piloto do Lousal, através da antiga “estrada das pirites”, requalificada no contexto da intervenção realizada.

Dado o feedback dos participantes e o sucesso deste evento, o Projeto Life Ribermine congratula-se, e, acredita estar no bom caminho para a persecução dos objetivos propostos, no que se refere ao seu acolhimento público e divulgação.
As visitas ao Life Ribermine, através do caso prático do PPLousal (palestra, filme e/ou área piloto), passam agora a fazer parte da oferta programática do CCVLousal, para público escolar e não escolar, podendo as mesmas ser agendadas diretamente ou via telefónica, no Centro Ciência Viva do Lousal.

Chegada à área de intervenção.

Aspeto atual do terreno do Projeto Piloto do Lousal, onde os resultados das ações de revegetação são bastante visíveis.

Foto de grupo no Projeto Piloto do Lousal, com alguns dos participantes no dia aberto do “Alentejo-Patrimónios – Visitas Guiadas ao Património no Alentejo”, na Mina do Lousal.