Vários membros da equipa do projeto LIFE RIBERMINE, incluindo a coordenação, representantes de todos os parceiros e o monitor da União Europeia, realizaram no dia 6 de Março, uma saída de campo a distintos cenários de intervenção do projeto no Alto Tejo, Espanha. Estiveram ainda presentes membros do “Parque Natural del Alto Tajo” e do Município de Peñalén.
Foram explicados e debatidos aspetos relevantes da restauração mineira que se pretende levar a cabo, nomeadamente a informação disponível prévia à intervenção, os objetivos e os condicionantes de atuação.

A saída de campo decorreu tal como planeado, tendo-se iniciado em Peñalén. Primeiramente o grupo visitou a Escombrera Hoya Grande e posteriormente a mina de Santa Engrácia, na frente da estrada para Poveda de la Sierra. De seguida, dirigiu-se para a foz do arroyo Merdero no rio Tejo, onde existe um dique de contenção de sedimentos e correção hidrológica, devido à grande quantidade de material erosionado proveniente da parte superior da bacia do rio Tejo. Para terminar, visitaram-se também os projetos piloto, com restauração geomorfológica segundo o método GeoFluvTM , das minas El Machorro e Nuria, já em Poveda de la Sierra.
Durante os trabalhos de campo, foi possível captar diversas imagens e fazer algumas filmagens dos locais visitados, que serão utilizadas na página web e redes sociais ao longo do desenrolar do projeto.
A visita foi um êxito, apesar do frio e do mau tempo, já que todos os beneficiários e o monitor UE puderam trocar ideias e conhecer melhor a realidade de alguns dos cenários de atuação do LIFE RIBERMINE.

Foto de grupo, junto à minha de Santa Engrácia.

Leave a Reply