Uma equipa especializada (ANÁLISIS Y GESTIÓN DEL SUBSUELO, S.L.) realizou no dia 11 de Fevereiro de 2020, prospeções geofísicas do subsolo do Lousal, recorrendo à tomografia elétrica computadorizada (Electrical Resistivity Tomography – ERT), um método de tecnologia avançada baseado no contraste de resistividade elétrica de diferentes materiais. A resistividade (Ωm) ou resistência eléctrica específica, reflete a oposição de um material ao fluxo da corrente elétrica, (quanto menor a resistividade, maior será a condutividade elétrica). Assim, os leitos rochosos não metálicos apresentam elevada resistividade, enquanto materiais metálicos, como a pirite ou águas ácidas contaminadas com resíduos metálicos, apresentam baixa resistividade.

O principal objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre os materiais de revestimento e os do substrato rochoso, e, identificar e localizar as zonas de contato entre as litologias, para delimitar possíveis fluxos de águas subterrâneas e sua trajetória. As diferenças foram analisadas em transectos marcados ao longo das áreas de estudo.
Foram estendidos cabos e elétrodos à superfície do solo, que permitiram medir localmente, e em profundidades diversas, a resistividade dos componentes do subsolo, obtendo-se perfis bastante exatos, onde estas diferenças são mostradas em manchas de diferentes cores.
Assim, foram criados de três perfis duplos (cujos comprimento, cobrem a largura da área de estudo) e um perfil mais longo, que permitiram conhecer melhor a realidade geofísica da área de intervenção do projeto LIFE RIBERMINE no Lousal.

Localização dos transetos de Tomografía Eléctrica, realizados no lousal.

Equipa de campo do trabalho de Tomografia elétrica realizado no Lousal.

Leave a Reply