O projeto LIFE RIBERMINE e a Mina de Ciência-Centro Ciência Viva do Lousal (https://lousal.cienciaviva.pt/), organizaram uma ação aberta ao público no âmbito do Programa Ciência Viva 2022, intitulada “A Vida Debaixo dos Pés!”, em colaboração com o projeto VacaLoura.pt (http://www.vacaloura.pt/) e a Associação Bioliving (https://www.bioliving.pt/). Esta atividade, dedicada aos decompositores e à vida no solo, decorreu no dia 17 de julho e inclui uma palestra e um workshop na área do Projeto Piloto do Lousal (LIFE RIBERMINE).

Prospeção de madeira morta de árvores nativas (Quercus sp.), nas imediações da área de intervenção.

Uma das fases mais importantes do restauro ecológico do Projeto Piloto do Lousal, foi a recriação de camadas de solo, onde antes apenas existia uma fina camada de pó. No entanto, para que se possa falar de “solo” propriamente dito, a componente biótica não pode ser descurada, sendo fundamental a presença de diversos organismos com várias funções, desde predação a polinização, e, sobretudo, decompositores de matéria orgânica. Entre estes, destacam-se o reino Fungi (cogumelos e bolores) e a fauna saproxílica (espécies que dependem, em algum momento do seu ciclo de vida, de material lenhoso em decomposição proveniente de árvores vivas, enfraquecidas ou mortas). O aumento da variabilidade da paisagem e da diversidade de estruturas na área restaurada, fomentam a abundância de nichos ecológicos, e a proliferação destes importantes organismos.

Transporte dos troncos de madeira morta para a área de intervenção.

Palestra sobre a importância da madeira morta, por João Soutinho (VacaLoura.pt).

Nesta ação, realizada no âmbito da “Ciência Viva no Verão”, o projeto LIFE RIBERMINE contou com a presença do projeto VacaLoura.pt e da Associação BioLiving, convidando o público a participar em um workshop para a construção e colocação no campo, de estruturas de suporte a estes organismos, contribuindo para o aumento das formas de vida e serviços ecossistémicos da área em restauração.

Exemplares de fauna saproxílica.

Interação com os participantes.

Durante a manhã, membros do LIFE RIBERMINE, VacaLoura.pt e Bioliving, registaram as espécies encontradas na área, procederam à identificação de locais de recolha de madeira morta na sua proximidade (troncos de Quercus sp.) e discutiram-se formas de incrementar a biodiversidade. Após o almoço, com a presença de 5 elementos do público, realizou-se uma introdução ao projeto LIFE RIBERMINE e seus objetivos, com visualização do filme sobre o projeto Piloto do Lousal, seguindo-se uma palestra proferida pelo Biólogo João Soutinho, do projeto VacaLoura.pt, e, a observação de alguns destes organismos (por exemplo, escaravelhos).

Trabalho de campo para colocação das estruturas de madeira.

Após a teoria, seguiu-se a prática, com saída de campo ao Projeto Piloto do Lousal, onde o grupo espalhou pela área várias estruturas de madeira morta, de forma a criar habitats para a fauna saproxílica. Nesta ocasião, construíram-se também algumas estruturas com rochas calcárias, que poderão servir de abrigo a outros grupos biológicos, como é o caso dos répteis. Simultaneamente, as plântulas já germinadas de azinheira (Quercus rotundifolia Lam.) encontradas na área, foram “acamadas” com alguns caules e partes mortas de outras plantas secas existentes na área, tipo mulching. Este procedimento, destina-se a criar uma proteção extra contra a exposição direta ao sol e um micro habitat, onde a humidade superficial do solo possa ficar retida, fomentando a disponibilidade hídrica e minimizando a dissecação das plantas.

Tarefas práticas com os participantes.

Estas e outras medidas de gestão do habitat, embora aparentemente simples, são de extrema importância para a “construção” do solo e suportar a diversidade biológica da área, auxiliando na sua manutenção e continuidade a longo prazo.

Construção de abrigos em pedra.

Estrutura feita com troncos de madeira, colocada no solo.

Por outro lado, esta ação com o público, é muito relevante para a compreensão, por um lado da necessidade de restaurar áreas mineiras e da complexidade dos trabalhos envolvidos para que haja uma verdadeira restauração ecológica, e por outro, das potencialidades que este projeto oferece enquanto promotor da qualidade ambiental, fomentador da biodiversidade, e das múltiplas sinergias que podem surgir com outros projetos de cariz ambiental e de proteção da natureza.
O projeto LIFE RIBERMINE, agradece a prolífica troca de ideias, a presença e o contributo e participação de todos os intervenientes, e espera poder continuar a contar com a colaboração do projeto VacaLoura.pt em ações similares, envolvendo cada vez mais o público e os cidadãos!

Foto de grupo.