A “Summer School – Acid Mine Drainage and REE contamination mitigation”, organizada pelo Instituto Superior Técnico, no contexto do projeto de investigação PANORAMA – “European training Network on Rare Earth elements environmental transfer: from rock to human” (financiado pelo programa-quadro Horizonte 2020 – H2020-MSCA-ITN-2019), do qual a EDM-Empresa de Desenvolvimento Mineiro é parceira, incluiu o Projeto Life Ribermine, através de uma saída de campo ao Projeto Piloto do Lousal.
Esta visita técnica, ocorreu no dia 25 de maio de 2022, e, contou com vários intervenientes internacionais, incluindo membros de Universidades, Parceiros e Bolseiros de Doutoramento que realizam os seus trabalhos de investigação nesta temática.

Alguns dos participantes da Summer School em frente à área restaurada pelo LIFE RIBERMINE, no Lousal.

Durante a Summer School, a 24 e 25 de maio, respetivamente, foram visitadas as antigas minas da Faixa Piritosa Ibérica (Alentejo, Portugal), mina de São Domingos (Mértola) e mina do Lousal (Grândola), onde a EDM realizou intervenções de minimização dos impactos da mineração metálica e do fenómeno da Drenagem Ácida Mineira e recuperação ambiental. A EDM focou o Sistema de Biorremediação implementado na antiga mina do Lousal (entre 2010 e 2014), a jusante da área recentemente restaurada pelo LIFE RIBERMINE, o Projeto Piloto do Lousal. Técnicos do Projeto Life Ribermine, explanaram os seus objetivos e os trabalhos efetuados in situ.
Esta foi mais uma ocasião privilegiada para a troca de ideias e disseminação de conhecimentos entre especialistas, as entidades presentes e todos os participantes.
Veja aqui a notícia da EDM e um short filme da Summer School:
https://edm.pt/noticias/projeto-panorama-summer-school-2/

Técnicos do LIFE RIBERMINE, explicam a intervenção realizado no Projeto Piloto do Lousal.