Técnicas Aplicadas

No projeto LIFE RIBERMINE, é usada uma ampla gama de técnicas para atingir os objetivos propostos.
Todas as técnicas são inovadoras e sua combinação constitui em si mesma uma contribuição do projeto, especialmente no âmbito da restauração mineira.
Muitas dessas técnicas são também consideradas como as Melhores Técnicas Disponíveis (MTD) pela União Europeia, sendo incluídas no documento Best Available Techniques (BAT). Reference Document for the Management of Waste from Extractive Industries, realizado em conformidade com a Diretiva 2006/21/CE.

Técnicas de Restauração Mineira

O projeto LIFE RIBERMINE segue princípios ecológicos, aplicando a RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA.
Concretamente, são aplicadas soluções baseadas numa aproximação fluvio-geomorfológica (Restauração Mineira Geomorfológica). Em adição, procura-se establecer solos o mais semelhante possível aos originais e realizar a revegetação com con espécies autóctones, de modo a conseguir a recuperação de bens e serviços ecossistémicos degradados pela atividade de mineração, tanto in situ como nas águas a jusante das antigas explorações.

Estas técnicas apenas foram aplicadas anteriormente em pequena escala(projetos piloto), sendo que no LIFE RIBERMINE serão empregues a grande escala (sendo um projeto de demonstração) e transferidas para outras áreas degradadas por atividades de mineração, na União Europeia.

A restauração ecológica mineira inclui:

Remodelação topográfica - Restauração geomorfológica

A restauração geomorfológica baseia-se no desenho e construção de formas de relevo que replicam a morfologia e dinâmica de geoformas naturais estáveis, onde o relevo original foi transformado – e os ecossistemas foram severamente degradados. O principal objetivo deste tipo de abordagem de restauração mineira é criar relevos estáveis, funcionais e integrados no ambiente que minimizem os impactos produzidos pelas antigas operações de mineração. Estes relevos também devem ser auto-sustentáveis ​​e isentos de manutenção, ou seja, deverão comportar-se como as paisagens naturais nas quais são inspirados.

No LIFE RIBERMINE, são aplicados os seguintes métodos de Restauração Geomorfológica:

Método do Talud Royal®

(http://www.2g.fr/)

Desenvolvido pelo geólogo francês Paul Royal, este método envolve a replicação de formas naturais de escarpas verticais em encostas de estradas ou cenários semelhantes. A sua aplicação no LIFE RIBERMINE, em mais de 4,5ha de antigas frentes de exploração, possui um caráter demonstrativo em mineração, numa escala nunca tentada, sendo também, a primeira vez que será aplicada neste contexto na Península Ibérica. Para a sua aplicação, é necessário analisar previamente a evolução geomorfológica sofrida pelo mesmo tipo de rochas nas encostas ou taludes circundantes (encostas de referência) e ‘imprimir’ essa evolução às encostas a intervir. Os Talud Royal são construídas a partir de jateamentos direcionados e adaptados à estrutura dos diferentes tipos de rochas.O processo é concluído através da remoção individual de blocos instáveis. O Talud Royal garante estabilidade, eliminando riscos, e, o conjunto final de escarpas e seus detritos pode ser considerado uma superfície de habitat “natural”, pois não possui elementos artificiais. Dada a estabilidade criada, não requer manutenção.
A sua aplicação será acompanhada pelo próprio inventor do método, Paul Royal (França).

Exemplos de taludes restaurados com o método Talud Royal® (http://www.2g.fr/)

Método GeoFluvTM-Natural RegradeTM

(https://www.geofluv.com/)

O método GeoFluvTM baseia-se em geomorfologia fluvial e de encostas, e, é utiliza o software Natural RegradeTM (da empresa Carlson, http://www.carlsonsw.com/)
No LIFE RIBERMINE, este método será aplicado nas áreas das antigas explorações mineiras com menor declive, localizadas nas cabeceiras das bacias hidrográficas do Alto Tejo e Lousal. Com esse método, os canais de primeira e segunda ordem que foram totalmente destruídos pelas atividades de mineração, serão reconstruídos e estabilizados. As paisagens serão construídas com colinas, vales e canais sinuosos ou em zigue-zague, copiando as características das paisagens circundantes. Essas formas controlam o escoamento e a erosão, aumentando a infiltração e a disponibilidade de água para o crescimento da vegetação. A estabilização “dinâmica” das cabeceiras das bacias trará benefícios geomorfológicos e ecológicos aos cursos de água a jusante das áreas restauradas.
No Lousal, o método será aplicado em combinação com técnicas de estabilização química, para minimizar a DAM.
A sua aplicação será acompanhada pelo inventor do método GeoFluv, Nicholas Bugosh.

Exemplo de um projeto feito com o método GeoFluvTM-Natural RegradeTM Method, situação pré ou pós-restauração

O LIFE RIBERMINE é pioneiro na utilização conjunta dos métodos Talud Royal® e Geofluv®, em todo o mundo.

Em adição, o LIFE RIBERMINE aplica o melhor modelo de evolução da paisagem (Landscape Evolution Model – LEM) SIBERIA e o poderoso software de modelação hidráulica bidimensional, Iber. (https://www.iberaula.es/)para prever a evolução e estabilidade, a curto e longo prazo, das áreas restauradas com GeoFluvTM. Finalmente, a estabilidade geotécnica das áreas restauradas é analisada recorrendo ao software Interactive Landslides Analysis.

A aplicação do modelo SIBERIA será acompanhada por um dos maiores especialistas do mundo, Gregory Hancock (Austrália).
Ernest Bladé (Espanha), um dos criadores do software Iber, também supervisiona a aplicação deste modelo hidráulico no LIFE RIBERMINE.

Resumo dos métodos de restauração geomorfológica e ferramentas de avaliação utilizadas no LIFE RIBERMINE.

Preparação do substrato e correção dos solos para a estabilização química da Drenagem Ácida Mineira (DAM)

Os relevos projetados de acordo com o método GeoFluvTM são construídos com os inertes da mineração existentes nas áreas de intervenção, rentabilizando assim o material disponível e havendo necessidade de fornecimento de materiais a partir do exterior.
Sobre estes materiais, e replicando a estrutura encontrada nas encostas de áreas não degradadas, existe um substrato de origem coluvial, que constitui o substrato ideal sobre o qual o solo se desenvolverá.
A ocorrência de DAM no Lousal requer uma adaptação específica. Assim, a restauração realizada com o método GeoFluvTM é combinada com a estabilização química. O objetivo é duplo: alcançar a neutralização do pH, e, a estabilização física do terreno, facilitando o subsequente estabelecimento da vegetação.

Para isso, será usada uma série de camadas, segundo a ordem e os objetivos funcionais indicados:

1ª camada com uma mistura de argilas com baixo teor (<10%) de argilas expansivas, e, gravilha calcária de fragmentação. Desempenha as funções de retenção da água e nutrientes, e, de adsorção de metais.

2ª camada também de argilas calcárias e cascalhos, com maior proporção de calcário. As suas funções são facilitar a disponibilidade de nutrientes, a neutralização da água de infiltração e promover a circulação dos fluxos subterrâneos ao aumentar a condutividade hidráulica em relação à do horizonte de argila subjacente.

3º Horizonte superficial composto por uma mistura de terra vegetal com formações finas superficiais de carater silicioso, recolhidas no Lousal, e adubo orgânico, obtido em explorações de gado próximas do Lousal (transferência da primeira fase do processo desenvolvido no Alto Tejo).

4º Sobre o horizonte superficial, será espalhada uma mistura de sementes de plantas herbáceas nativas da região.

Esquema da preparação de substratos e solos para obter a estabilização química no Lousal.