Revegetação com espécies autóctones

No Alto Tejo a revegetação será composta por duas fases - sementeira e plantação.

As primeiras comunidades-alvo no Alto Tejo serão o pinheiro-carvalho e nas valas uma comunidade de freatófitas e plantas espinhosas tipicamente acompanhado de pinhais-carvalhais naturais.

Escolha

As sementes de herbáceas (gramíneas e leguminosas) e arbustivas serão adquiridas por compra.
As plântulas de pinheiro e carvalho serão proporcionadas pelo Centro Nacional de Recursos Genéticos Florestais (CNRGF) de Serranillo em Guadalajara.
Também se recolherão sementes no terreno assim como algumas estacas de espécies locais.
O objetivo é ter material vegetativo suficiente em caso de ter de se fazer uma reposição.

Sementeira

Em áreas com inclinações >30% com substratos com pior qualidade será aplicado mulching-sementeira. Isto permitirá que a vegetação tenha mais recursos de solo e maior estabilidade face à erosão.

As sementeiras deverão ser efetuadas com uma razão de cerca de 20kg/ha.

A primeira sementeira de herbáceas e arbustos, terá lugar no outono de 2020 ou início de 2021.

Uma vez a sementeira consolidada, a plantação irá se realizar no período de paragem vegetativa, primeiro trimestre de 2022 ou outono de 2022, aproximadamente 1,5 anos após a sementeira.

Plantação

Será feita uma primeira plantação de arbustos orientados para a criação de um ambiente edáfico consolidado; e uma segunda plantação de espécies arbóreas.
A densidade de plantação será entre 900 a 1000 pés/ha.
Em áreas com maior humidade as estacas de Salix spp. serão plantadas em combinação com outras espécies como Rosa spp e Rubus spp. Uma densidade de 1200 pés/ha será usada na superfície ocupada por uma largura de 3m em ambos os lados dos canais principais construídos. De acordo com os desenhos, ocupará um total de 2,5ha.
A plantação será feita manualmente, reduzindo ao máximo a circulação de maquinaria pesada, para a evitar a compactação. Serão feitos orifícios manuais com 40cm de profundidade, com 40*40cm na sua base superior e 20*20cm na sua base inferior. À volta dos furos da plantação, será feita um alcorque, para aumentar a retenção das águas das chuva e irrigação.

No Lousal apenas será aplicada a sementeira com espécies autóctones da região.

Escolha

Será necessária a compra da mistura de sementes autóctones.

Sementeira

Sobre o horizonte superficial se distribuirá uma mistura de sementes autóctones de herbáceas numa razão de 20kg por ha.