A revegetação da mina de Santa Engrácia foi concluída no outono de 2023 com duas atividades principais:
1) Estabelecimento de uma comunidade herbácea na segunda quinzena de setembro numa área de aproximadamente 1 ha, remodelada este ano no poço da mina de Santa Engrácia. Esta ação foi realizada através da transplantação de um banco de sementes retiradas de um prado natural adjacente à mina.
2) Plantação de 1.389 mudas de 17 espécies de árvores e arbustos florestais numa área de 2 ha, previamente remodelada e revegetada com uma pastagem de gramíneas e caméfita em 2021 e 2022. A plantação teve lugar em meados de dezembro e as espécies mais frequentes foram Pinus nigra susbsp. salzmannii, Quercus faginea, Buxus sempervirens, Crataegus monogyna, Amelanchier ovalis, Quercus ilex e Juniperus thurifera. As plântulas foram dispostas em manchas ou módulos sobre a matriz de pastagem. Estas manchas ocupam 21% da superfície. A composição das manchas variou com a topografia, tendo sido utilizadas densidades mais baixas e espécies mais resistentes aos fatores de stress na topografia convexa e nos solos mais pobres, e o contrário nos leitos dos rios e cursos de água. Foi também criada uma sebe de arbustos e um pequeno arboreto para fins de educação ambiental. Para o arboreto foram utilizados Tilia platyphyllos, Taxus baccata, Sorbus aria e S. torminalis. A preparação do solo consistiu na abertura de covas de 30 × 40 cm com uma enxada motorizada. Todas as espécies foram protegidas com protetores individuais, exceto Juniperus thurifera e Buxus sempervirens, variando o tipo de protetor em função da ecologia e da velocidade de crescimento das espécies.
Estes trabalhos, somados aos realizados anteriormente nas diferentes fases de restauração da mina de Santa Engrácia, em Peñalén e também aos realizados em Lousal, completam as ações de revegetação do projeto LIFE RIBERMINE.