O projeto LIFE RIBERMINE pode acrescentar à sua lista mais uma nova técnica utilizada durante o desenvolvimento do projeto. Neste caso, trata-se do uso de uma ferramenta especificamente concebida e patenteada para descompactar superfícies seladas com a presença de crosta superficial, a fim de facilitar a infiltração de água e criar pequenas microtopografias que também servem como armadilhas para sementes.
O ideólogo e criador desta ferramenta patenteada é Satur de Alba, que dirigiu a atividade realizada na lixeira de Hoya Grande em Peñalén (Guadalajara, Espanha). A atividade foi coordenada por Javier Barrado e executada pela equipa de manutenção do GEACAM na Serranía de Cuenca (Esteban J. Valdez y Vicente García de Paredes).
Fotografia da ferramenta de descompactação do solo na lixeira de Hoya Grande.
É a primeira vez que esta técnica inovadora é utilizada na restauração mineira. Neste caso, a ação teve lugar no início do verão, depois de o solo ter sido temperado pelas chuvas do final da primavera. A alfaia foi adaptada para ser utilizada na superfície com menor cobertura vegetal da lixeira de Hoya Grande, construída nos anos 90 com os rejeitos da mina de Santa Engracia. Os seus resultados poderão ser observados após as tempestades de verão e as primeiras chuvas de outono.
Detalhe da superfície. São visíveis os buracos gerados e a crosta superficial partida.