O IV Congresso Ibérico de Restauração Fluvial, RestauraRíos 2023, teve lugar em Toledo nos dias 21, 22 e 23 de junho. O Congresso é um ponto de encontro de pessoas relacionadas com a gestão, investigação e planeamento fluvial, especialistas em restauração fluvial, naturalistas, voluntários de conservação fluvial e comunicadores.
Uma das palestras que fez parte do programa foi proferida por Diego García de Jalón, juntamente com outros colaboradores do LIFE RIBERMINE da Universidade Politécnica de Madrid, na qual foram apresentados os resultados mais relevantes das campanhas de monitorização dos ecossistemas aquáticos do projeto.
A apresentação intitulada “Impacto e resposta à restauração das minas de caulino nas comunidades aquáticas do rio Tejo no Parque Natural do Alto Tejo”, concluiu que a diversidade e a equitabilidade dos macroinvertebrados são indicadores que respondem às alterações causadas pela contaminação de sólidos em suspensão.
A recuperação dos ecossistemas aquáticos e a melhoria da qualidade da água através da recuperação de antigas áreas mineiras são o objetivo final de todas as ações desenvolvidas no âmbito do projeto LIFE RIBERMINE.
Diego García de Jalón no RestauraRíos 2023