A 31 de Março, realizou-se um workshop em Peñalén (Guadalajara), inserido na avaliação do impacto que o projeto terá nos serviços ecossistémicos do ambiente, e a 3ª reunião do Conselho Externo do projeto.

Da esquerda para a direita: Javier de la Villa, Chefe do Serviço de Minas do JCCM; Esther Rubio, Presidente da Câmara de Peñalén; Fernando Marchán, Vice-Ministro do Ambiente; Carmen Marchán, MITECO.

O workshop consistiu numa dinâmica de grupo, cujo objetivo era identificar e avaliar os serviços ecossistémicos por peritos e pela população local, a fim de discutir os diferentes pontos de vista. Este workshop reuniu um grupo heterogéneo de participantes, composto por residentes de Peñalén e pessoal da administração pública do MITECO e do Serviço Mineiro da Junta de Comunidades Castilla-La Mancha, GEACAM, a Universidade Complutense de Madrid, bem como membros do Conselho Consultivo Externo formado por pessoal da Molina de Aragón-Alto Tajo Geopark, a Associação Micorrizas, empresas mineiras como Cobre las Cruces, Eiffage, SAMCA, Lafarge-Holcim e associações profissionais como a ANEFA.

Participantes do workshop em Peñalén.

Esteve também presente Fernando Marchán, Vice-Ministro do Ambiente, que salientou a importância da valorização dos serviços ecossistémicos; Esther Rubio, Presidente da Câmara de Peñalén e José Luis Tenorio, Delegado de Guadalajara do Ministério Regional para o Desenvolvimento Sustentável.

Grupos de trabalho.

Após o workshop, foram visitadas as áreas de intervenção onde foi realizada a explicação dos trabalhos de restauração realizados durante o desenvolvimento do projeto.

Visita às áreas intervencionadas.