O LIFE RIBERMINE concluiu a fase 2020 da movimentação de terras (remodelação topográfica e preparação dos substratos edáficos) nas escombreiras exteriores da Mina Santa Engracia (Peñalén, Espanha) e em frente à estrada para Poveda, no passado dia 10 de outubro. Os trabalhos começaram em julho e tinham como objetivo reconfigurar o relevo, criar paisagens semelhantes às naturais, remodelar superfícies estáveis no entorno e, assim, reduzir a erosão produzida principalmente por escorrência superficial.
Os croquis inovadores das remodelações topográficas elaborados e aferidos com GPS por membros da Universidade Complutense de Madrid (UCM), foram magistralmente executados pela CAOBAR, S. A. e seu subcontratado, excavaciones Félix Moya, sob a direcção directa dos criadores dos croquis de modelação do relevo. De modo a fazer o melhor trabalho possível, foram usados todos os meios e maquinaria necessários, nomeadamente um bulldozer D9, bulldozer D6, uma retroescavadora e dois camiões do tipo “lagarta”.
A minha opinião pessoal é de que tudo ficou muito melhor do que poderíamos imaginar. Este resultado, que era incerto, também nos dá alguma tranquilidade para enfrentar a fase do próximo ano”, afirmou José F. Martín Duque, um dos especialistas da UCM, responsável pela implementação desta ação no terreno. Além disso, afirma que “A direção, a coordenação de ciclos e processos de movimentação de terras, e a execução dos projetos foram IMPECÁVEIS”, agradecendo calorosamente a todo o pessoal e entidades envolvidos neste processo.

A remodelação topográfica e a preparação de substratos edáficos, foram efectuadas de acordo com o previsto e com éxito; contudo não garantem totalmente a estabilidade face à erosão hídrica, neste cenário complexo. O ponto de partida é muito bom, e agora é necessário continuar com o trabalho de descompactação, preparação de emendas edáficas, mulching, colocação de cercas e revegetação com espécies nativas.

Recorde-se que um dos principais objetivos do LIFE RIBERMINE é minimizar as pressões hidromorfológicas e melhorar a qualidade da água, de acordo com os objetivos da Diretiva Quadro da Água (Diretiva 2000/60 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 Outubro de 2000). Em Espanha, pretende-se evitar a erosão e a produção de sedimentos na antiga exploração mineira de caulino, antes dos mesmos atingirem as linhas de água naturais da Bacia Hidrográfica do Alto Tajo.

Pormenor em vista aérea, da modelação do terreno efetuada na Fase 2020 (Foto de DGDRONE).

Março 2020. DIEDRO S.L.

Outubro 2020. DGDRONE

Comparação da situação antes da restauração (março de 2020, foto acima) com a situação actual, uma vez terminados os trabajos de remodelação topográfica (outubro de 2020, abaixo). Fotos de DIEDRO S.L. e DGDRONE respetivamente.