A primeira reunião de coordenação do recentemente concedido projeto Projeto LIFE RIBERMINE (Fluvial freshwater habitat recovery through geomorphic-based mine ecological restoration in Iberian Peninsula) realizou-se a 2 de outubro de 2019, nas instalações da Faculdade de Ciências Geológicas da Universidade Complutense de Madrid (UCM).
Nesta reunião os representantes de todos os parceiros (CAOBAR, S.A., CCV Lousal, GEACAM, S.A. e UCM), guiados pelo coordenador (JCC-Minas), assentaram as bases para o arranque deste ambicioso projeto. O LIFE RIBERMINE é focado na recuperação de ecossistemas e cursos fluviais afetados por atividades de mineração no Alto Tajo (Espanha) e Lousal (Portugal), através da restauração de espaços mineiros degradados, recorrendo às melhores técnicas de restauração mineira disponíveis.

Foram debatidos aspetos essenciais ao início e desenvolvimento dos trabalhos, estabelecidas diretrizes sobre os formatos e prazos de entrega da documentação administrativa e financeira, recordadas as ações planeadas e distribuídas tarefas de acordo com o calendário de compromissos assumidos no projeto. Nesta reunião, assinou-se também o acordo desta parceria Luso-Espanhola.

O consórcio que participa neste projeto está muito empolgado e ansioso para começar os trabalhos; pode-se dizer que o tiro de partida já foi disparado!

Reunião de kick-off, com a coordenação e parceiros do projeto. Da esquerda para a direita: José Francisco Martín Duque (UCM), Jorge Manuel Rodrigues de Sancho Relvas (CCV_Lousal), Álvaro Manuel Madureira Pinto (CCV_Lousal), Mónica Cristina Martins (CCV_Lousal), Javier de la Villa Albares (Minas-JCCM), Cristina Martín Moreno (UCM), Lázaro Sánchez castillo (CAOBAR), Javier Martinez Fernández (GEACAM), José Carlos Pérez Edrosa (convidado), Javier Barrado Gozalo (GEACAM), Ramón Sánchez Donoso (UCM).

A primeira sessão de trabalho oficial do projeto LIFE RIBERMINE realizou-se na UCM, em Madrid.

Leave a Reply