A Rede de Restauração de Minas e Pedreiras é uma associação recentemente criada graças às interações desenvolvidas durante os projetos LIFE TECMINE e LIFE RIBERMINE, entre os diferentes agentes envolvidos na gestão de áreas mineiras.
A Rede é composta por colaboradores de universidades, sector público, consultoras e empresas mineiras, que procuram trocar conhecimentos e promover a utilização das melhores técnicas disponíveis na restauração mineira.
Em colaboração com a Rede, o projeto LIFE RIBERMINE realizou, no dia 8 de maio, um webinar intitulado “Técnicas de Revegetação em Restauração Geomorfológica e Taludes”, onde foram explicadas as técnicas de restauração aplicadas no projeto, especialmente as técnicas de revegetação e os seus resultados.
Para completar realizou-se, no dia 24 de maio, uma visita às áreas de ação do LIFE RIBERMINE na antiga mina de Santa Engracia, onde observaram in situ os diferentes tratamentos de revegetação utilizados em função das características dos taludes criados na restauração geomorfológica.
De referir que o projeto LIFE RIBERMINE foi cenário da primeira visita da Rede, servindo de exemplo acabado destas técnicas inovadoras de revegetação.