De 1 a 4 de Novembro de 2022, colaboradores da mina colombiana Cerrejón (pertencente à multinacional Glencore, “uma das maiores empresas de recursos naturais diversificados do mundo” https://www.glencore.com/), recebeu formação de campo em Peñalén sobre as técnicas desenvolvidas no âmbito do projecto LIFE RIBERMINE. Durante esta formação (ver https://liferibermine.com/es/2022/11/06/transferencia-de-soluciones-life-ribermine-a-la-mina-mas-grande-de-sudamerica-cerrejon-colombia/), a equipa da Cerrejón ficou muito satisfeita com as técnicas de restauração geomorfológica aplicadas no projeto LIFE RIBERMINE.
Mais tarde, decidiram organizar um curso de formação específico sobre o método GeoFluv e o software Natural Regrade na Colômbia. Este curso teve lugar nos dias 16 e 17 de Maio de 2023 no Hotel Waya (Albânia, La Guajira, Colômbia), muito próximo da mina e dos escritórios de Cerrejón. Uma vez que o Grupo PRODECO, que explora minas de carvão no Departamento de El Cesar, também pertencente ao Grupo Glencore, também tem de proceder ao encerramento de minas, a Glencore ofereceu a possibilidade de formação também a dois especialistas.

Curso de formação específico sobre o método GeoFluv e o software Natural Regrade, na Colômbia

O curso foi orientado por José Francisco Martín e María Tejedor, ambos membros da equipa LIFE RIBERMINE (parceiro Universidad Complutense de Madrid).

Cerrejón é a maior mina da América do Sul. Pertence à multinacional Glencore, uma das principais empresas mineiras do mundo, com sede na Suíça. Por sua vez, a PRODECO alargará esta metodologia à região de El Cesar (Colômbia). É, portanto, difícil imaginar uma maior importância da transferência do projecto LIFE RIBERMINE a nível global.