Estudantes do tema “Processos Geomorfológicos e Restauração do Ambiente Físico”, do “Mestrado em Restauração de Ecossistemas” (http://www3.uah.es/master_rest_eco/), visitaram mais uma vez as áreas restauradas no âmbito do projecto LIFE RIBERMINE.

Foto dos alunos do Mestrado em Restauração de Ecossistemas durante a visita a 20 de Janeiro de 2023.

A visita, dirigida por José Francisco Martín Duque (UCM) teve lugar a 20 de Janeiro de 2023 e contou com a presença de um total de 27 estudantes de diferentes nacionalidades (Peru, Argentina, Estónia, Portugal, Colômbia e Equador) e também espanhóis de diferentes comunidades autónomas.

Água turva saindo de uma zona não intervencionada

Apesar do frio intenso e da queda de neve dos últimos dias, os estudantes puderam verificar in situ a recuperação das áreas restauradas e a sua resistência à erosão, observando como as áreas não restauradas tinham escorrimento com água turva, enquanto a água que saía das áreas restauradas era menos e muito clara. Isto é uma prova de que o trabalho realizado está a contribuir para reduzir a emissão de sedimentos e, portanto, para melhorar a qualidade da água e dos ecossistemas fluviais a jusante.

Água limpa saindo da bacia restaurada