A Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona (Portugal), esteve presente na Mina de Ciência-Centro Ciência Viva do Lousal, no dia 7 de maio, para conhecer in situ, os principais impactos ambientais causados pela exploração mineira polimetálica de pirites, e, respetivas formas de mitigação e minimização. Esta visita, incluiu uma apresentação sobre o Life Ribermine e a visitação ao Projeto Piloto do Lousal.

A saída de campo, incluíu um trajeto dentro da área restaurada. Na foto, são observáveis os canais de rachão calcário colocados no fundo dos vales.

A visita à Mina, guiada pelo CCVLousal/Life Ribermine, foi direccionada a alunos de várias Licenciaturas (Engenharia do Ambiente, Eng. Civil, Biotecnologia, Eng. e Gestão Industrial e Eng. Eletrotécnica), incidindo particularmente nas disciplinas de “Geologia Geral e Aplicada” e “Poluição do Solo”, e, do Mestrado em Engenharia do Ambiente (“Caraterização e Remediação de Solos e Aquíferos”). Um total de 19 alunos e duas docentes (Anabela Cruces e Elisabete Maurício), puderam examinar detalhes da corta mineira, efetuar recolhas de amostras de rochas da antiga escombreira, e realizar análises das águas contaminados pela Drenagem Ácida Mineira.

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados com a visita ao Projeto Piloto do Lousal!

Mónica Martins (CCVLousal/Life Ribermine), Anabela Cruces (Universidade Lusófona) e Elisabete Maurício (Universidade Lusófona).

A saída de campo, incluiu também, a observação e explicação do sistema de Biorremedição existente e, como não poderia deixar de ser, à área do PPLousal.
A grande utilidade destas aulas em contexto real, refletiu-se na facilidade de apreensão de novos conhecimentos pelos alunos, que colocaram várias questões oportunas, observando na prática e refletindo sobre a pertinência e adequação dos métodos e técnicas aplicados. Mostraram-se particularmente atentos às obrigatórias necessidades de manutenção e acompanhamento continuados de qualquer projeto de cariz ambiental, nomeadamente de recuperção ambiental mineira. Revelaram-se muito entusiasmados com os resultados obtidos até à data, pela intervenção do Life Ribermine com a aplicação das Melhores Técnicas Disponíveis (MTD) em restauração ecológica mineira.
Mais uma vez, o Life Ribermine congratula-se por estes contactos priveligiados com docentes, alunos e futuros profissionais de diversas áreas ambientais, que contribuem fortemente para a comunicação dos resultados e disseminação das MTD de restauração ecológica mineira usadas neste projeto!

Grupo completo.