A semana de campo dos alunos do terceiro ano da Licenciatura em Geología da Faculdade de Ciências de Lisboa, incluíu uma palestra sobre o projeto Life Ribermine e uma saída de campo ao projeto Piloto do Lousal. Esta visita, realizou-se no dia 29 de abril de 2022 no âmbito da disciplina Geologia de Campo II, lecionada pelo Professor Filipe Rosas e nela estiveram presentes 31 alunos. Jorge Relvas, Presidente do CCVLousal e Professor da Universidade de Lisboa, proferiu a palestra, à qual se seguiu a saída de campo, acompanhada também por Mónica Martins (CCVLousal).

Palestra proferida por Jorge Relvas, sobre o projeto Life Ribermine, com incidência no Projeto Piloto do Lousal.

Grupo na “estrada das pirites”, em frente à área restaurada no Lousal.

Para muitos dos presentes, foi uma primeira oportunidade para conhecerem, na prática, um projeto de restauração ecológica mineira, tendo colocado várias questões e mostrando-se muito interessados em todas as técnicas e procedimentos levados a cabo. Mostraram-se particularmente agradados com a necessária interdisciplinariedade da implementação prática de um projeto com as características holísticas do Life Ribermine, e, com a qualidade paisagística que esta áerea apresenta na atualidade.
Para o Life Ribermine, estes contactos com futuros profissionais na área da geologia e geotecnia, que potencialmente poderão vir a trabalhar em restauração mineira, são de extrema importância!

Paragem no início do sistema de biorremediação. A pequena lagoa de águas ácidas, a jusante da área restaurada, apresentava um coloração vermelha e pH entre 1 e 1,5, antes da restauração. Neste momento, apenas 5 meses após a intervenção, as águas apresentam-se já com uma coloração mais azulada e um pH próximo de 3.

Nesta saída de campo, os futuros geólogos da Universidade de Lisboa, conheceram pela Nesta saída de campo, futuros geólogos da Universidade de Lisboa, conheceram pela primeira vez um projeto de restauração ecológica mineira e observaram in situ os resultados práticos da aplicação das Melhores Técnicas Disponíveis do Life Ribermine no Lousal, e mostraram-se muito entusiasmados com o projeto!