O projeto LIFE RIBERMINE, integrou as comemorações da “Semana dos parceiros do roteiro de minas e pontos de interesse mineiro e geológico de Portugal, 2022” dirigidas a todos os públicos, que se desenvolveram de 4 a 10 de abril em várias localidades portuguesas. No Lousal, à semelhança do que havia sucedido em 2021, a Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal, assinalou estas comemorações no dia 9 de abril 2022, através de uma caminhada interpretativa com cerca de 6km, pela aldeia mineira do Lousal e seu entorno.

Início do percurso na “Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal”.

Os participantes, puderam conhecer diversos aspectos da história, paisagem e património natural e humano deste local, incluido por exemplo, a corta mineira, troços bem conservados e biodiversos da Ribeira de Corona (com elevado interesse para a conservação), e, o Projeto Piloto do Lousal.

Antigo caminho da escola primária, com zona de olival tradicional, pinhal e montado de sobro e azinho.

Para além da contemplação e fruição de espaços visualmente impactantes e extremamente informativos do ponto de vista geológico, como a escombreira histórica e as lagoas ácidas da corta, os participantes foram sensibilizados para os legados indesejados da mineração metálica (Drenagem Ácida Mineira – DAM), observáveis na águas vermelhas, e, para a importância do projeto LIFE RIBERMINE, na melhoria da qualidade da água e dos solos na região.

Monumento “Homenagem aos Mineiros”.

A excelente reação dos participantes aquando da visita à área restaurada, reafirmou a mais uma vez, o enorme potencial da restauração ecológica mineira na recuperação ambiental e enquanto recurso educativo, lúdico e de valorização patrimonial de antigas áreas mineiras.

Perspectiva da corta mineira do Lousal.

Ribeira de Corona e galería ripícola.

Futuramente, o Life Ribermine, espera poder continuar a participar nestas comemorações de divulgação e valorização do património mineiro!

Área do Projeto Piloto do Lousal.

Foto de grupo no Projeto Piloto do Lousal.