A coordenação (Minas JCCM – Castilla La Mancha Gov.), juntamente com os parceiros (CAOBAR, CCVLOUSAL, GEACAM e UCM) do projeto, organizou a “Conferência Técnica e Workshop – LIFE RIBERMINE”, que teve lugar no dia 6 de abril 2022, na Escola de Administração Regional, em Toledo (Espanha). O principal objetivo deste evento, foi a exposição das técnicas aplicadas e a partilha de alguns dos resultados obtidos até ao momento, nas áreas de intervenção do projeto em Espanha e Portugal. Dirigiu-se a todos os interessados nestas temáticas, com particular ênfase para os beneficiários do projeto, mas também a um público diferenciado, técnico e estudantil, como membros das administrações locais e regionais, profissionais do setor mineiro, e, professores e estudantes de várias áreas científicas.

A Jornada Técnica realizou-se na Escola de Administração Regional, na cidade monumental de Toledo (Património da Humanidade da UNESCO, desde 1986), rodeada pelo Rio Tejo. A principal área de intervenção do Projeto Life Ribermine, situa-se a montante (em Peñalén), perto da nascente deste Rio (Serra de Albarracín), Parque Natural do Alto Tejo.

Sob o mote “Uma nova abordagem integral, moderna e ecológica para restauração mineira”, foram explicadas as ações de restauração ecológica com base geomorfológica, com vista à melhoria da qualidade dos solos e das águas e a conservação da biodiversidade, que guiam o projeto LIFE RIBERMINE.

Abertura dos trabalhos. Na foto (da esquerda para a direita): Jorge M. R. Sancho Relvas (Presidente do Centro Ciência Viva do Lousal, Portugal), Javier de La Villa Albares, Coordenador do Projeto (Chefe do Serviço de Minas da Junta de Comunidades do Governo de Castilla-La Mancha), e Beltrán de Ceballos (Moderador da Jornada, Presidente de Cinclus Soluciones S.L.).

Esta Jornada, que também foi transmitida on-line, contou com mais de 80 participantes, tendo incluído, na parte da manhã, um ciclo de palestras com cerca de 20 oradores, seguida por uma mesa-redonda, e, um Workshop no período da tarde. Após a receção dos participantes, o Coordenador do Projeto, Javier de La Villa Albares (JCCM), juntamente com Manuel Guirao Ibáñez, Diretor Geral de Transição Energética de Castilla La Mancha Gov., abriram os trabalhos, tendo-se seguido a apresentação do Projeto pelo Coordenador e por Jorge Relvas, Presidente do CCVLousal (Portugal) em representação do único parceiro internacional do Projeto.

Aspeto do público presencial. Cerca de 80 pessoas participaram nestas Jornadas (presencial e on-line). As comunicações foram divididas em dois blocos, com mais de 20 oradores, espanhóis e portugueses, incluido representantes de todos os parceiros do projeto e peritos de varias áreas científicas. Na foto, ao centro, Avelino Garcia, Prof. Emérito da Universidade Complutense de Madrid.

As comunicações estiveram distribuídas por dois blocos, nomeadamente “Estudos anteriores, metodologias e ambiente biótico” e “Execução, monitorização, ambiente biótico e comunicação” seguida pelo debate “A restauração de espaços mineiros: novos desafios, nova linguagem”, moderado por Beltrán de Ceballos (Presidente de Cinclus Soluciones), e no qual, várias questões pertinentes foram debatidas pelos participantes e oradores. O ciclo de palestras foi encerrado por Jose Luis Escudero, Conselheiro do Desenvolvimento Sustentável de Castilla La Mancha Gov.. Após a pausa para almoço seguiu-se o workshop “Serviços ecossistémicos em restauração: estratégias de intervenção e critérios de desenho”.

Oradores (da esquerda para a direita): Jose Francisco Martín, líder do grupo de Restauração Geomorfológica (Universidade Complutense de Madrid), Javier de La Villa Albares (Coordenador do Projeto), Elena Crespo y Maria Luz, membros do grupo da Drenagem Ácida Mineira (Universidade Complutense de Madrid), e, Beltrán de Ceballos (Moderador da Jornada).

Ao longo da duração do projeto (até março de 2014) e no período de After-Life de 5 anos que se seguirá, está prevista a realização de outros eventos análogos.
Esta Jornada, para além de ter constituído o primeiro momento em que, de uma forma integrada, foram partilhados os resultados práticos que o projeto já alcançou desde o seu início no final de 2019 (alguns dos quais superando positivamente o que seria expectável), foi muito bem acolhida por todos os participantes, refletindo a originalidade e relevância do projeto LIFE RIBERMINE, o cumprimento das metas propostas e a elevada qualidade dos trabalhos realizados e em realização.
As comunicações apresentadas no ciclo de conferências, podem ser descarregadas em: https://liferibermine.com/documentos/

Alguns dos intervenientes no Projeto. Na foto (da esquerda para a direita, em cima): Jose Carlos Perez (Acessor Life), Álvaro Pinto (CCVLousal), Ramón Sanchéz (UCM), Jorge M. R. S. Relvas (CCVLousal), Maria Tejedor (UCM), José Francisco Duque (UCM), José María Esbri (UCM), e Carlos Alonso (Universidade Politécnica de Madrid); (em baixo): Mónica Martins (CCVLousal), Cristina Martín (UCM), Avelino García (UCM), y Pablo L. Higueras (Universidad de Castilla-La Mancha).

A manhã da Jornada, foi finalizada com uma intervenção de José Luis Escudero, Consejero de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Castilla-La Mancha (ao centro), que destacou a importancia do Projeto LIFE RIBERMINE, acompanhado por Manuel Guirao Ibáñez, Diretor Geral da Transição Energética do Governo de Castilla-La Mancha (à esquerda), e, pelo Coordenador do Projeto, Javier de La Villa Albares (à direita).