O LIFE RIBERMINE esteve presente nas “Jornadas Etnobotânicas Pulo do Lobo”, a convite organizador do evento, a Associação Montícola. As jornadas decorreram entre 25 e 27 de março, na Amendoeira da Serra (Mértola, Portugal), tendo o Projeto integrado o painel de palestras, durante a tarde do dia 26, com a comunicação “LIFE RIBERMINE, um Projeto Pioneiro em Portugal”.

Jornadas Etnobotânicas Pulo do Lobo.

Esta apresentação, foi dinamizada por um membro do Parceiro português (Mónica Martins do Centro Ciência Viva do Lousal), incidindo especialmente no Projeto Piloto do Lousal (PPLousal). Foi explicada a intervenção realizada no terreno, entre setembro e dezembro de 2021 – com o objetivo de minimizar e mitigar os impactes ambientais negativos da mineração de minérios metálicos, designadamente pirites, que originam Drenagem Ácida Mineira prejudicando a qualidade dos solos e águas da região -, e, mostrados os avanços observados em campo à data presente.

O Life Ribermine integrou o painel de palestras com o “Projeto Piloto do Lousal”.

Refira-se que a região de Mértola, situada na Faixa Piritosa Ibérica, tal como o Lousal, possui importantes jazidas de minérios, nomeadamente na antiga Mina de São Domingos, e semelhantes passivos ambientais, adequando-se assim, nesta e em outras minas da região a aplicação das Melhores Técnicas Disponíveis utilizadas pelo LIFE RIBERMINE no Lousal. Dado o contexto das Jornadas, particularizaram-se vários aspetos relacionados com a revegetação no Lousal, como a seleção de espécies aplicar, a evolução do coberto vegetal na área intervencionada, o seu contributo para a biodiversidade, entre outros.

Mónica Martins (Centro Ciência Viva do Lousal) apresentou a comunicação “LIFE RIBERMINE, um Projeto Pioneiro em Portugal”. (26 de março 2022)

A relevância do LIFE RIBERMINE foi reconhecida pelos assistentes, que se mostraram muito agradados pelas potencialidades deste projeto e colocaram várias questões.
Durante a manhã de dia 27, o LIFE RIBERMINE teve oportunidade de conhecer algumas áreas de intervenção e trocar ideias com intervenientes de outros projetos Life que decorrem na região de Mértola, nomeadamente os projetos LIFE Desert-Adapt e LIFE Life-Adapt. Através de saídas de campo em áreas piloto da “Sociedade Agrícola Vargas e Madeira”, foram mostrados e explicados in situ os fundamentos destes projetos, que pretendem contribuir para a adaptação sustentável de áreas agrícolas e agro-florestais, como o montado, face às alterações climáticas e à crescente desertificação que ocorre nestes territórios mediterrânicos particularmente suscetíveis à seca e à desertificação, problemas que também afetam a região do Lousal.

Saída de campo dos Projetos Life Desert-Adapt e Life LIFE-Adapt às áreas piloto da “Sociedade Agrícola Vargas e Madeira”, guiadas por João Madeira e João Gonçalo (Gigantes Verdes). (27 de março 2022)

As Jornadas Etnobotânicas Pulo do Lobo, constituíram, pois, uma ocasião privilegiada e propícia para o intercâmbio de ideias e conhecimentos, onde o LIFE RIBERMINE se congratula de ter participado.

Foto de grupo com representantes dos Life Desert-Adapt, Life Life-Adapt e LIFE RIBERMINE, entre outros participantes.