O LIFE RIBERMINE, deu início à construção do Talud Royal® na frente da mina Santa Engracia (Espanha), a 22 de dezembro de 2021. O Talud Royal® é uma técnica que consiste em replicar formas naturais de escarpas verticalizadas em taludes rodoviários ou encostas mineiras, de forma a estabilizar as frentes ativas, e, integrá-las visual e ecologicamente no ambiente circundante.
No âmbito do LIFE RIBERMINE, o Talud Royal® está a ser aplicado em mineração, na mina de Santa Engracia, pela primeira fora de França. De facto, o projeto LIFE RIBERMINE é o primeiro projeto no mundo, que combina as técnicas Talud Royal® e GeoFluv-Natural RegradeTM.
A colocação em prática a metodología Talud Royal®, obedeceu às as orientações do seu criador, Paul Royal. A execução da primeira fase do Talud Royal®, consistiu na realização de pequenos desmontes (após explosão), desenhados seguindo os planos naturais de fratura das rochas, de forma a causar um desprendimento controlado e estabilizar a frente.

Explosão controlada na frente da mina Santa Engracia, Peñalén (a 22 dezembro 2021) (Foto: M. LANGA)

A empresa encarregada pelo procedimiento foi a Geomex S.L., seguindo sempre as disposições do Plano de Detonação (plano de voladuras) elaborado pela equipa do LIFE RIBERMINE, e, processado e autorizado de acordo com as disposições dos regulamentos de mineração. O técnico responsável pela execução do projeto foi Lázaro Sánchez Castillo, operacional da empresa CAOBAR (parceira do projeto).
A finalização da segunda fase, está programada para o verão de 2022.

Resultado da explosão controlada (a 22 dezembro 2021) (Foto: M. LANGA)