O LIFE RIBERMINE realizou um Curso de formação de campo, nas suas áreas de intervenção e do seu networker LIFE TECMINE, em Espanha, entre 20 e 22 de outubro, visando a transferência de conhecimentos e resultados, a empresas envolvidas na restauração ecológica de áreas mineiras na Europa.
Este Curso (uma das várias formações de transferência de conhecimentos, programadas pelo projeto LIFE RIBERMINE), foi administrado pela Universidade Complutense de Madrid – Universidade de Zaragoza (LIFE TECMINE e LIFE RIBERMINE), Generalitat Valenciana (LIFE TECMINE), Junta de Comunidades de Castilla – La Mancha e GEACAM (LIFE RIBERMINE), e inteiramente realizado “in situ”.
Os destinatários da formação perfizeram um total de 12 pessoas, pertencentes a 7 empresas diferentes (4 suecas e 3 espanholas), designadamente: VAST (empresa sueca de restauro geomorfológico, que está a transferir soluções LIFE RIBERMINE e LIFE TECMINE para países escandinavos), COPPERSTONE (empresa mineira sueca que irá explorar uma nova mina no norte da Suécia, adotando as soluções LIFE RIBERMINE e LIFE TECMINE), KJELLINS (empresa executora de terraplenagem, que desenvolverá um Projeto Piloto baseado no LIFE RIBERMINE, na mina Svappavaara, no norte da Suécia), LKAB (empresa mineira estatal sueca, principal produtora de ferro da União Europeia, que aplicará soluções LIFE RIBERMINE nas suas minas Kiruna e Svappavaara), CAOBAR – CONSTRUCCIONES FÉLIX MOYA (um dos sócios espanhóis do LIFE RIBERMINE), SAMCA (principal mineradora de capital espanhol, que está a adotar soluções de LIFE TECMINE e LIFE RIBERMINE), HOLCIM (mineradora) e CINCLUS PLEGADIS (empresa de consultoria para restauração ecológica em mineração). O registo das imagens ficou a cargo de FOTOLANGA.

Javier de La Villa (coordenador do projecto) e José Francisco Martín Duque (parceiro UCM) explicando designs de restauração geomorfológica. Foto: @FOTOLANGA

O Curso coincidiu com o desenvolvimento da movimentação de máquinas do LIFE RIBERMINE em Peñalen, uma feliz circunstância de extraordinário valor, sobretudo para os formandos responsáveis pelos trabalhos de terraplenagem na Suécia (empresa Kjellins). Todas as ações do projeto de restauração geomorfológica, utilizando o GeoFluv – Natural Regrade, forma realizadas por uma retroescavadora, um bulldozer e dois camiões de mineração. A formação incluiu também demonstrações com GPS diferencial, para a implementação em campo das geoformas projetadas em CAD, e voos drone para aquisição de imagens fotográficas e dados topográficos (ver fotos).
A transferência de técnicas e a replicação dos resultados positivos obtidos, é um dos objetivos mais importantes dos projetos “LIFE Ambiente” apoiados pela União Europeia, e o projecto LIFE RIBERMINE está forte e ativamente empenhado na sua concretização!

Conversações técnicas entre operarios de CAOBAR-FÉLIX MOYA, formadores, técnicos e operários das empresas mineiras suecas. Foto: @FOTOLANGA

Explicações no terreno. Foto: @FOTOLANGA

Assistentes do curso de formación. Foto: @FOTOLANGA