No âmbito do Programa “CIÊNCIA VIVA NO VERÃO” desenvolvido anualmente pela Rede Ciência Viva em Portugal, o Centro Ciência Viva do Lousal/Projeto LIFE RIBERMINE dinamizou a ação teórico-prática intitulada “Erradicação de acácias”, na manhã do passado dia 7 de agosto (entre as 8.30h e as 11.30h).
Esta ação enquadra-se nas ações preparatórias do Plano de Restauração do Lousal, e, foi dirigida ao público em geral, tendo incluído uma introdução em auditório, seguida de trabalho em campo. Após a formação teórica, os participantes tiveram oportunidade de proceder ao descasque de vários exemplares de Acacia dealbata Link. (mimosa) – planta considerada umas das principais invasoras em Portugal continental (com um Nível de Risco de 31) – que proliferam na área de influência do Projeto Piloto do Lousal, assim como observar os resultados de uma ação anterior, realizada a 26 de maio de 2021 (ver notícia)

Verificou-se que os exemplares submetidos a descasque, se encontram em franco declínio e já bastante secos, confirmando-se a adequabilidade e sucesso do método de controlo físico aplicado.
Esta ação constituiu mais um momento de conhecimento de diversas questões ambientais relacionadas com a mineração metálica, de divulgação do LIFE RIBERMINE e seus objetivos, permitindo ainda um envolvimento real do público na sua concretização. Os participantes mostraram-se muito agradados pelos conhecimentos adquiridos e entusiasmados por poderem contribuir para a implementação deste Projeto!

Contextualização teórica do controlo de acácias na Área Piloto do Projeto LIFE RIBERMINE, no auditório CCVLousal, por Mónica Martins (CCVLousal/LIFE RIBERMINE).

Uma das dificuldades do descasque de acácias neste local, decorre dos declives acentuados da área.

Aspeto actual de árvores descascadas em final de maio, já bastante secas, demonstrando a eficácia do método de controlo aplicado (descasque).

Demonstração do descasque de Acacia dealbata Link..

Participantes na ação “Erradicação de acácias”, após o descasque.