A Comissão de Acompanhamento da equipa LIFE RIBERMINE realizou a sua quarta reunião por ocasião da segunda visita do Monitor da Equipa Externa de Acompanhamento (NEEMO), Borja Domínguez, nos passados dias 2 e 4 de junho.
O evento decorreu em duas sessões: a primeira no dia 2 de junho, por videoconferência, durante a qual o monitor procedeu a algumas tarefas de revisão administrativa, necessárias ao correto desenvolvimento do Projeto. Posteriormente, os parceiros apresentaram o desenvolvimento técnico, através de uma revisão exaustiva de todas as acções, com maior incidência nas tarefas de restauração já realizadas nas zonas de intervenção em Espanha, onde foram apresentadas fotografias e vídeos das áreas de atuação. Referiu-se ainda a conclusão do Plano de Restauração do Lousal e as obras previstas, que terão início em setembro próximo.

A segunda sessão ocorreu no dia 4 de junho e consistiu na visita física a Peñalén do monitor, acompanhado por parte da equipa do LIFE RIBERMINE. Os presentes visitaram as áreas de atuação da mina Santa Engracia e puderam observar o espetacular estado atual das escombreiras exteriores, fruto da evolução dos processos de remodelação geomorfológica do terreno, espalhamento do solo, correções edáficas, e, revegetação, tarefas realizadas durante o ano anterior (2020). Foi ainda possível observar o desenvolvimento das obras de movimentação de terras no interior do poco de mineração da mina Santa Engracia, em frente à estrada de Poveda, cuja restauração será concluída ainda este ano.
Os resultados das técnicas de restauração aplicadas começam a ser observados com alto grau de satisfação, o que estimula toda a equipa a continuar os seus trabalhos neste Projeto.

Alguns dos participantes na quarta reunião da Comissão de Acompanhamento do Projeto LIFE RIBERMINE (2 de junho).

Reunião por videoconferência (2 de junho). Print screen da apresentação da parte técnica do projeto.

Escombreiras exteriores restauradas em julho-outubro de 2020. É possível observar o alto grau de cobertura vegetal e sua harmoniosa integração no ambiente circundante.

Visita do monitor, acompanhado de membros do projeto, aos trabalhos já efetuados nas escombreiras exteriores da mina Santa Engracia (4 de junho).