O Centro Ciência Viva do Lousal, comemorou o dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, através de um percurso Interpretativo intitulado “Pernas Pr’Andar – Descobrir a Aldeia Mineira do Lousal” o qual incluíu uma paragem explicativa na futura área de implementação do Projeto Piloto do Lousal (PPLousal).

Observação da biodiversidade das galerias ripícolas da Ribeira de Corona.

Os 20 participantes do público, puderam conhecer os fundamentos do Projeto LIFE RIBERMINE e os seus objetivos: aplicar e testar medidas de correção da Drenagem Ácida Mineira (DAM), provocada pela mineração metálica de pirites, com vista à melhoria da qualidade da água e dos solos na região.

Placard LIFE RIBERMINE.

Os caminhantes, guiados por membros da equipa CCVLousal e LIFE RIBERMINE, visitaram os entornos naturais da mina, incluido as linhas de água Ribeira de Corona e Ribeira de Espinhaço-de-Cão, que são diretamente afetadas pela DAM. Os participantes neste evento, demonstraram muito interesse em saber mais sobre o Projeto, tendo formulado diversas questões, e, ficaram sensibilizados para as consequências ambientais da exploração de minérios metálicos, assim como dos esforços que estão a ser encetados pelo LIFE RIBERMINE para corrigir estes impactos sobre o ambiente.

Entorno do Projeto Piloto do Lousal, junto ao antigo ramal ferroviário de transporte das pirites.

A intervenção física no terreno, para a implementação do PPLousal, inciar-se-á em Setembro de 2021, e, um dos seus objetivos é precisamente funcionar como um instrumento de demonstração da aplicação das Melhores Técnicas Disponíveis (MTD) para a correção da DAM, estando prevista a realização de várias visitas guiadas ao local.

Foto da visita de 18 de abril de 2021, à futura área de intervenção no Lousal, com 20 participantes do público.