O CCVL (Centro Ciência Viva do Lousal) instalou dois painéis informativos exteriores, nas imediações da futura área de intervenção LIFE RIBERMINE no Lousal, no passado dia 29 de março de 2021. Estas placas destinam-se a assinalar e fornecer informação ao público sobre o Projeto, detalhando aspetos da Área Piloto do Lousal, cuja implementação em campo está prevista de setembro a novembro de 2021. Neste contexto, foi ainda produzido um roll-up móvel, que se encontra exposto na receção do CCVLousal.
A Área Piloto do Lousal terá um caráter experimental e demonstrativo, consistindo em uma intervenção física no terreno, que aplicará as MTD (Melhores Técnicas Disponíveis) e os princípios da restauração ecológica LIFE RIBERMINE (reconfiguração topográfica do terreno, reconstituição dos perfis do solo, emenda edáfica e revegetação com espécies nativas da região).
Atua a nível das bacias hidrográficas, tendo como principal objetivo corrigir a DAM (Drenagem Ácida Mineira) causada pela antiga mineração metálica de pirites, e assim, elevar o pH do solo de forma a melhorar a qualidade das águas da região e ecossistemas associados.
A equipa do CCVL espera-vos para uma visita!

Colocação de um painel vertical na entrada de acesso à antiga estrada da pirite.

Roll-up móvel LIFE RIBERMINE.

Alguns membros da equipa CCVLousal junto ao painel vertical (na entrada de acesso à antiga estrada da pirite).

Alguns membros da equipa CCVLousal junto ao painel horizontal (Área Piloto do Lousal).