Os projetos de recuperação mineira LIFE RIBERMINE e “La Chanta” realizaram, no passado dia 10 de março, um intercâmbio nas respetivas áreas de intervenção. Elementos das equipas de ambos os projectos, restauração da pedreira “La Chanta” (Corpa, Madrid), dirigida pela empresa LafargeHolcim, e, LIFE RIBERMINE (mina Santa Engracia, Peñalén), coordenado por Castilla-La Mancha Gov., tiveram assim, oportunidade de trocar visitas e conhecimentos.
Os membros do LIFE RIBERMINE visitaram a pedreira “La Chanta” guiados técnicos responsáveis pela restauração, que mostraram o local e explicaram os processos de renaturalização em curso. Em “La Chanta” foram aplicadas as mesmas técnicas de remodelação geomorfológica utilizadas pelo Projeto LIFE RIBERMINE, transformando áreas instáveis, em formas suaves que mimetizam uma paisagem fluvial natural, através da aplicação do método GeoFluv™. Várias ações destinadas à promoção da biodiversidade local, como a manutenção das áreas húmidas e chamadas de vocalizações de aves rupícolas, estão também a ser implementadas.
A LafargeHolcim é uma importante empresa de materiais de construção e integra o Comité de Acompanhamento Externo (CAE) do Projeto LIFE RIBERMINE.
Após a visita a “La Chanta”, o grupo viajou para Peñalén, onde visitou as áreas de intervenção da mina Santa Engracia, tendo-se aproveitado a ocasião para monitorizar aspectos do desenvolvimento do Projeto, nomeadamente a evolução dos processos de revegetação.
Durante esta jornada, foram compartilhados conhecimentos sobre técnicas de restauração e novas ideias, constituindo uma experiência verdadeiramente enriquecedora!

Avanços do processo de revegetação em Santa Engracia.

Membros de LafargeHolcim e do Proyecto Life Ribermine, durante a visita à mina Santa Engracia.