Os Projetos LIFE RIBERMINE e LignoBioLife firmaram um acordo de colaboração no início de março de 2021, ampliando desta forma as respectivas redes de trabalho.
O projeto “LignoBioLife CCM/ES000051 – Desarrollo de bioproductos de alto valor añadido a partir de residuos forestales mediante tecnología microondas” (http://lignobiolife.com/) propõe a utilização de resíduos agrícolas e florestais para a geração de bioprodutos, contribuindo assim para o combate às alterações climáticas. Pretende demonstrar a viabilidade ambiental, técnica e económica do desenvolvimento industrial e comercialização de bioprodutos com alto valor agregado (hipocarbónicos, de origem orgânica e que tenham procura no mercado), a partir de resíduos lignocelulósicos de podas e limpezas florestais, através de conversão termoquímica assistida por micro-ondas. Os bioprodutos gerados destinam-se a ser aplicados como corretivos do solo (Biochar) e bio-herbicidas (Wood vinegar).

O Projeto LIFERIBERMINE testará o uso do Biochar para fertilização e melhoria do solo, analizando os seus efeitos nas técnicas de restauração e revegetação que estão a ser implementadas nas áreas de intervenção do Projeto em Espanha (Peñalén, Guadalajara).
O reaproveitamento dos dos resíduos vegetais na instalação de vegetação nativa, resultará assim em uma colaboração prática e benéfica para ambas as partes, que une objetivos comuns destes Projetos, em particular, o combate às alterações climáticas, e, a sustentabilidade ambiental.