A Comissão de Acompanhamento do LIFE RIBERMINE, reuniu no passado dia 2 de dezembro de 2020, para o seu terceiro encontro. Como o anterior (que aconteceu em maio), foi realizado online, devido à pandemia do COVID-19. O coordenador do projeto (Consejería de Desarrollo Sostenible, Dirección General de Transición Energética- Minas JCCM) organizou o evento, que contou com a presença de 19 pessoas, pertencentes à coordenação, representantes de todos os parceiros, e, de algumas entidades ligadas ao projeto, nomeadamente o “Parque Natural Alto Tajo ” e a “ Fundación TORMES-EB ”.
O coordenador comentou a situação geral do Projeto, e os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar e rever os avanços obtidos desde a última reunião de coordenação. Algumas novidades são a incorporação de um coordenador técnico ao projeto, o site e as redes sociais funcionais e a aprovação do Plano de Comunicação.

Objetivos principais notáveis do LIFE RIBERMINE foram alcançados: o “Plano de Restauração de Santa Engracia” foi concluído e aprovado, bem como a implementação e quase conclusão da primeira fase das obras práticas de restauro em Santa Engracia, de acordo com o previsto.
Após a revisão da situação financeira do projeto, procedeu-se à organização e definição de compromissos para os próximos 6 meses (até à próxima reunião de coordenação), incluindo a elaboração do “Plano de Restauração do Lousal”.
Apesar de todos os constrangimentos e alguns atrasos decorrentes da actual situação sanitária e da impossibilidade dos parceiros se encontrarem pessoalmente, o projecto LIFE RIBERMINE continua a fazer o seu caminho e a cumprir os objectivos a que se propôs!

Alguns dos participantes na terceira reunião de coordenação (através de TEAMS Microsoft).