Javier de la Villa Allbares, coordenador do LIFE RIBERMINE, participou do “Mestrado em Docência no Ensino Secundário e Bacharelato, Formação Profissional e Ensino de Línguas – Especialidade em Biologia e Geologia” (https://www.uclm.es/estudios/masteres/master-secundaria-fp-idiomas#), com uma lição baseada no Projeto. Nesta aula, que aconteceu no dia 25 de novembro às 18h00 no campus de Toledo da Universidade de Castilla-La Mancha, estiveram presentes 28 alunos (formados em Biologia, Bioquímica, Ciências Ambientais e outras disciplinas afins), que se preparam para ingressar na carreira docente.

Estes futuros professores do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) e Bacharelato, mostraram-se muito interessados nas possibilidades que o projeto oferece para compatibilizar a atividade mineira em locais ambientalmente vulneráveis, possibilitando a reabilitação de espaços naturais e o incremento da biodiversidade. Surgiu um interessante debate, que contribuiu para um maior conhecimento e divulgação do Projeto e das suas metodologias, mas também para enriquecer o próprio Projeto com pontos de vista de diferentes áreas das ciências ambientais e biológicas.
Enquanto Projeto multi e transdisciplinar, o LIFE RIBERINE é um exemplo prático de como é possível e desejável conciliar a restauração de áreas mineiras com a conservação da natureza, pelo que a sua disseminação pela comunidade educativa e transmissão às gerações futuras, são essenciais.

https://www.uclm.es/estudios/masteres/master-secundaria-fp-idiomas#

Javier de la Villa Allbares apresenta o projecto LIFE RIBERMINE no “Mestrado em Docência no Ensino Secundário e Bacharelato, Formação Profissional e Ensino de Línguas – Especialidade em Biologia e Geologia”.