O Projeto LIFE RIBERMINE esteve presente na Conferência Final do projeto LIFE BIODISCOVERIES, (http://www.lifebiodiscoveries.pt/) nos dias 23 e 24 de setembro de 2020. Devido às atuais condições, as palestras decorreram realizadas online, sendo o único momento presencial, a saída de campo à Mata Nacional da Machada, área de intervenção do projeto, durante a manhã de dia 24.
O Projeto LIFE BIODISCOVERIES é desenvolvido pela Câmara Municipal do Barreiro (Portugal), tendo como principal objetivo o controlo de plantas invasoras na área da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, que compõem a Reserva Natural Local do Barreiro, designadamente acácias (Acacia spp.) e chorão-da-paria (Carpobrotus spp.). Este Projeto, que tem vindo a desenvolver as suas ações de combate às exóticas e restauração ecológica, desde 2014, tem a particularidade das suas ações no terreno se realizarem essencialmente através de voluntariado (e.g. individuais, famílias, escolas, associações, empresas), e com a participação de reclusos em fim de pena, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Estabelecimento Prisional do Montijo, que integraram a equipa técnica de campo. Constitui assim, um exemplo de integração social, envolvimento e responsabilização dos cidadãos e das populações, na gestão e conservação do seu património natural.

O Projeto LIFE RIBERMINE fez questão de participar na conferência final do projeto LIFE BIODISCOVERIES, onde foram apresentados os resultados de dezenas de projetos nacionais e internacionais dedicados ao controlo de invasoras, voluntariado ambiental e restauro de ecossistemas.
Durante a saída de campo, o LIFE RIBERMINE fez-se representar por membros do parceiro português Centro Ciência Viva do Lousal, tendo havido oportunidade de participar na visita de campo na Mata Nacional da Machada, observar os resultados in situ, trocar ideias e know-how, e estabelecer contactos para futuras colaborações.
A network do LIFE RIBERMINE conta agora com um novo elemento, a acrescentar à sua rede multidisciplinar (https://liferibermine.com/networking/), onde já figuram outros importantes Projetos LIFE, como por exemplo o LIFE TECMINE (http://www.agroambient.gva.es/es/web/life-tecmine/inicio), ou o LIFE MONTADO-ADAPT, (https://www.lifemontadoadapt.com/?p=85). Bem vindo LIFE BIODISCOVERIES!

Membros da equipa do Centro Ciência Viva do Lousal, afetos ao projeto LIFE RIBERMINE, assistiram à conferência online do projeto LIFE BIODISCOVERIES.

Alguns dos participantes na saída de campo do projeto LIFE BIODISCOVERIES, onde o projeto LIFE RIBERMINE marcou presença.