No âmbito das comemorações do 20º aniversário da criação do “Parque Natural del Alto Tajo”, realizou-se no Centro de Interpretação de Corduente, uma Jornada Técnico-Científica, na última segunda-feira, 27 de julho de 2020.
As comemorações, que se iniciaram no sábado 25 de julho com um evento institucional do Conselheiro para o Desenvolvimento Sustentável da Junta de Castilla La Mancha, José Luis Escudero, visam destacar todas as atividades relevantes, de diferentes áreas, realizadas no Parque Natural durante seus 20 anos de existência.
As atividades de dia 27, organizadas e coordenadas por José Antonio Lozano Díaz (Diretor do Parque), contaram com a presença de Fernando Marchán (Vice-ministro de Desenvolvimento Sustentável), que fez a apresentação do dia, e do Alcaide de Corduente, que acolheu o evento. Os participantes incluíram uma representação da Guarda Floresta que desenvolve o seu trabalho no Parque Natural, assim como vários cientistas e especialistas que têm realizado as suas pesquisas neste espaço protegido.

Cristina Martín Moreno, em representação da Universidade Complutense de Madrid, explicou as diferentes tarefas de investigação que a UCM tem desenvolvido na zona mineira deste Parque, desde 2007 até o presente, e que estiveram na base da candidatura e aprovação do Projeto LIFE RIBERMINE. A maior parte da sua apresentação concentrou-se em explicar os objetivos e características deste projeto. Os participantes demonstraram grande interesse e tomaram nota dos endereços do site e das redes sociais do projeto, de forma a poderem manter-se informados.
Após as apresentações, visualizou-se o vídeo comemorativo do 20º aniversário da Declaração do “Parque Natural del Alto Tajo”. O encerramento dos atos, ficou a cargo de Romualdo Pinilla, Presidente do Conselho de Administração deste Parque Natural.

Alguns dos assistentes da Jornada Técnico-Científica celebrada no Centro de Interpretação de Corduente, em comemoração do 20º aniversario da criação do “Parque Natural del Alto Tajo”.

Leave a Reply