O projeto LIFE RIBERMINE encetou os trabalhos de campo na mina de Santa Engrácia (Peñalem, Espanha) no princípio de julho de 2020, iniciando a primeira fase de restauração do projeto.
Estes trabalhos, que decorrem na “frente de la pista al río Tajo, o a Poveda” e consistem sobretudo em terraplenagens especializadas pelos maquinistas, estão a ser realizados pelo parceiro CAOBAR, S.A. e a empresa adjudicatária das obras (Félix Moya). Especificamente, está a ser feita a remodelação topográfica de uma das grandes escombreiras exteriores, no entorno da mina de Santa Engracia. O objetivo é acomodar os volumes que configuram encostas muito elevadas e declives acentuados, formando relevos “naturais” do tipo divisória, canais fluviais e colinas e vales suaves nas encostas entre divisórias e canais.
Após algumas semanas, o resultado já é espetacular: a partir de uma grande escombreira artificial, começa a emergir uma “paisagem natural”.
Finalmente, também se começou a drenar, de modo controlado e evitando riscos e emissões de sedimentos, a grande depressão que ocupa o poço interno da mina de Santa Engracia, anteriormente repleta de água.
Para a apresentação oficial do projeto em Peñalén, a 4 de setembro de 2020, é previsível que toda esta escombreira esteja completamente remodelada. O trabalho avança a bom ritmo!

Mediante o uso de um GPS diferencial, os desenhos das paisagens “naturais”, em formato CAD, são transferidos para o terreno, através da implementação de estacas de madeira, que com as devidas indicações, orientam o trabalho das máquinas.

O trabalho de remodelação do terreno está a ser realizado por uma retroescavadora de lagartas 374 e por um bulldozer D9, que em conjunto, possuem uma enorme capacidade de movimentação de terras.

Uma nova paisagem “artificialmente natural” emerge da remodelação topográfica de uma das escombreiras exteriores de Santa Engracia.

Leave a Reply