Com o objetivo de apresentar o projeto e criar o Conselho Assessor Externo (CAE) do LIFE RIBERMINE, no dia 9 de junho de 2020, realizou-se uma reunião com os beneficiários do projeto e representantes de várias empresas e organizações.
A esta reunião, para além da coordenação e diferentes parceiros do projeto, assistiram, através de videoconferência, representantes das seguintes empresas ou instituições:
– Lafarge-Holcim España
– Heidelberg Cement Hispania (Hanson)
– ANEFA – AFA CLM
– COMINROC
– Fundación Tormes E.B.
– Geoparque Molina Alto Tajo
– First Quantum Minerlas LTD (Cobre las Cruces, S.A)
– Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico (Gob. España)
– Empresa de Desenvolvimento Mineiro, EDM (Portugal)

Após uma breve apresentação do projeto, onde foram destacados os objetivos de replicabilidade e transferência das metodologias usadas no mesmo, e, com a unanimidade de todos os participantes, foi constituído o Conselho Assessor Externo (CAE) do projeto LIFE RIBERMINE. No entanto, membros de outras instituições poderão vir a ser futuramente integrados neste CAE.
As funções do CAE são a elaborar propostas de melhorias ao projeto, participar nas jornadas e conferências organizadas no âmbito do projeto e assistir às reuniões de coordenação, onde os membros do CAE terão voz (mas sem direito a voto).
Uma vez estabelecido o CAE, os seus membros tomaram a palavra e fizeram propostas de diferentes atividades que poderão ser incorporadas no projeto. Também destacaram oportunidades que o LIFE RIBERMINE pode oferecer no domínio da restauração mineira, bem como na dinamização de duas regiões muito deprimidas a nível populacional.

O coordenador e parceiros do projeto tomaram nota das propostas construtivas e agradeceram a participação e apoio de todos os presentes.

Empresas e organizações que integram o Conselho Assessor Externo (CAE) do projeto LIFE RIBERMINE

Leave a Reply