Inventariação de espécies da flora nativa para o Plano de Revegetação do Lousal

Membros da equipa do Centro Ciência Viva do Lousal (CCVL), realizaram uma saída de campo pela área de influência da antiga Vila Mineira e seu entorno, com o intuito de inventariar as principais espécies da flora nativa que ocorrem nos prados e pastagens naturais da região. De modo a encontrar o máximo possível de plantas em floração (e tendo em conta as limitações impostas pelo confinamento devido ao Covid 19), o trabalho foi feito na Primavera, mais precisamente a 21 de Maio.
O levantamento pretendeu identificar as espécies mais comuns, sobretudo de leguminosas e gramíneas, e selecionar as que melhor se adequam à revegetação da área intervencionada em Portugal, de acordo com as caraterísticas do substrato.
Segundo o estipulado no projeto LIFE RIBERMINE, neste local, após as intervenções físicas de modelação geomorfológica e preparação dos solos, pretende-se semear uma mistura composta por várias herbáceas autóctones (um mínimo de seis espécies diferentes), que naturalmente evoluam para pastagens naturais.
O Plano de Restauração do Lousal, que se encontra em elaboração, irá integrar a informação coligida, que, para além da sua aplicação prática na revegetação, permitiu conhecer mais vastamente a biodiversidade vegetal da área.

Inventariação da flora herbácea do Lousal.

Leave a Reply