O projeto LIFE RIBERMINE irá participar com algumas apresentações, na 2ª edição do curso “Novas tecnologias aplicadas na restauração de explorações mineiras” (Restauración Canteras Tecmine II, que se realizará de 24 a 27 de novembro de 2020, numa organização conjunta do projeto LIFE TECMINE (http://www.agroambient.gva.es/en/web/life-tecmine), VAERSA (empresa pública ambiental da Generalitat Valenciana) e UPM – ETSI Montes (Universidad Politécnica de Madrid – Escuela Técnica Superior de Ingeneniería de Montes, Florestal y del Medio Natural).
As conferências realizar-se-ão on-line, de 26 a 27 de novembro, e haverá uma saída de campo a 27 de novembro, à Mina Fortuna em Ademuz (Valencia).
Este curso de caráter prático, é dirigido a profissionais do setor da restauração de minas, técnicos de administrações, estudantes e outros elementos de centros tecnológicos e Universidades. Pretende formar os participantes nas novas tecnologias aplicadas na restauração de explorações mineiras, no campo da geomorfologia, hidrologia, edafologia e estabelecimento da vegetação. Abrange várias temáticas, distribuídas por 21 horas letivas, nos seguintes blocos: 1 – Estabilidade e integração de Minas; 2 – Restauração hidrogeomorfológica, 3 – Criação de um solo funcional, 4 – Estabelecimento da vegetação, 5 – Avaliação e monitorização, e, Exemplos de restauração sustentável: LIFE RIBERMINE e LIFE TECMINE.

Irão palestrar vários membros ligados ao projeto LIFE RIBERMINE, designadamente José Francisco Martín Duque (UCM – Universidade Complutense de Madrid), que incidirá na restauração geomorfológica, Javier de la Villa Albares (Chefe de Serviço de Minas Castilla La Mancha) que demonstrará o projeto LIFE RIBERMINE enquanto exemplo de restauração sustentável, e, José Manuel Nicolau (UNIZAR – Universidad de Zaragoza) que se irá debruçar sobre fatores hidrológicos e gestão da água na restauração de pedreiras, e, acompanhará a visita técnica.
É de grande relevância a participação do LIFE RIBERMINE neste curso, que promoverá o diálogo entre os diversos participantes e um intercâmbio efetivo de experiências e conhecimentos avançados na área da restauração mineira, através da partilha de metodologias e resultados de casos concretos.

Divulgação do curso online “Nuevas tecnologías aplicadas en la restauración de explotaciones mineras”, 2ª edición”.