O Centro Ciência Viva do Lousal, realizou uma ação de sensibilização presencial sobre o Projeto LIFE RIBERMINE, no dia 1 de Agosto de 2020, inserida na atividade “Plantas em Movimento”. Esta atividade integra o Programa “CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA NO VERÃO”, que decorre entre 15 de julho e 15 de setembro, promovido anualmente pela Rede Ciência Viva em Portugal, constando de várias atividades teórico-práticas dirigida ao público em geral.
A Atividade iniciou-se com uma pequena apresentação dos objetivos do evento e dos intervenientes no auditório do CCVLousal. Seguiu-se uma caminhada interpretativa da flora, vegetação e paisagem, guiada por Mónica Martins (membro do CCVLousal e colaboradora do projeto LIFE RIBERMINE), pelas zonas húmidas do Lousal, designadamente ao longo da antiga Corta Mineira do Lousal e suas Lagoas, margens da Ribeira de Corona e Sistema de Pantanais de Biorremediação. Esta ação teve ainda como convidado Carlos Vila-Viçosa, investigador no Cibio – Porto, que desenvolve as suas pesquisas sobre taxonomia e evolução do género Quercus na bacia do Mediterrâneo.

Foram explicadas algumas particularidades desta antiga área mineira dedicada à extração de pirite, designadamente os problemas ambientais associados (em particular a Drenagem Ácida Mineira – DAM) passíveis de afetar a biodiversidade e a qualidade dos ecosistemas, como o importante habitat da Rede Natura 2000 “Habitat 92A0 – Florestas-galerias de Salix alba e Populus alba”, galerias ribeirinhas mediterrânicas dominadas por choupos e/ou salgueiros, que ocorre ao longo das margens da Ribeira de Corona. No trecho visitado, foi possível apreciar, identificar e fotografar diversas espécies vegetais com elevado interesse para a conservação, insetos e algumas aves.
Durante a saída de campo, visitou-se o Sistema de Biorremediação instalado pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro, EDM (1º fase de instalação em 2010-2011 e 2º fase em 2014-2015), que utiliza leitos de pedra calcária para favorecer a subida do pH das águas ácidas e também flora nativa (macrófitas bioacumuladoras de minerais pesados) com o intuito de mitigar e corrigir a DAM, numa das áreas mais afetadas por este fenómeno no Lousal, antes que estas águas ácidas atinjam a Ribeira de Corona e demais linhas de água da bacia hidrográfica do Sado. Esta área irá também ser intervencionada no âmbito do projeto LIFE RIBERMINE.
Os participantes nesta atividade ficaram bastante elucidadados sobre aspectos da ecologia e riqueza botânica do Lousal, sobretudo associadas à Ribeira de Corona (mas não só), assim como da necessidade de conhecimento e preservação deste património natural, reconhecendo o mérito e premência do Projeto LIFE RIBERMINE nesta região!

Observação da Lagoa Verde e interpretação da vegetação circundante, na zona da Corta Mineira do Lousal.

Carlos Vila-Viçosa, explica aos participantes como distinguir as folhas de diferentes Quercus sp. existentes na região (área potencial de sobreiral com azinheiras).

Alguns dos participantes na atividade “Plantas em Movimento” que incluiu uma ação de sensibilização do projeto LIFE RIBERMINE.

Trecho da galeria ripícola da Ribeira de Corona (Lousal), Habitat 92A0 da rede Natura 2000.